domingo, 14 de agosto de 2011

Para você, o que é ser PAI?

Apresentação de um Texto dialogado entre dois jovens, em homenagem ao dia dos Pais. Autoria :Professora Sofia Izabel Coordenadora da 1ªsérie –B, período da manhã/ Escola Estadual Pastor Jaconias/Guarujá. Diretor: Germano José Guedes Pinho

Tema do diálogo: “ Para você, o que é ser Pai”?

Jéssica: Oi Thiago, estava mesmo precisando falar contigo. Gostaria de ouvir uma opinião sua: O que representa para você ser pai? Afinal tá chegando o dia deles...

Thiago: Sei lá Jéssica, ainda não sou pai...

Jéssica: Será que precisa Ser pai, ou TER um pai, para saber o valor que ele representa?

Thiago: Sabe que nunca parei para pensar sobre isso ...;Mas pensando bem, acho que sua pergunta tem lógica, porque embora os pais representem espelhos para os filhos, é possível traduzir um pouco o significado dessa palavra, independente de ter ou ser um pai.

Jéssica: Então fala logo ! Porque eu estou precisando de idéias para escrever no cartão que comprei para ele...

Thiago: Ok, então vamos lá. Vou tentar resumir com uma única palavra o seu valor. Pai é o Provedor da família.

Jéssica: Provedor?? Provedor me lembra Internet...; então pai é o mesmo que Internet??

Thiago: Por que não? Pai é alguém que acaba nos mostrando para o mundo e vice-versa. Pai é alguém que acaba sendo um GOOGLE de respostas em nossa vida...

Jéssica: Espera um pouco, deixa eu ver se eu entendí: Você está fazendo uma comparação da linguagem virtual com o significado da palavra pai?

Thiago: Mais ou Menos. Estou tentanto representar a importância do pai em nossas vidas, por meio de exemplos práticos, que fazem parte do nosso meio, como o mundo da informática. Veja só:

*Pai é o nosso ORKUT, nosso FACEBOOK, ou seja, é o nosso primeiro site de relacionamento.

* Pai é também o nosso Blog, porque pai é um confidente como um diário, embora existam exceções...

* Pai é o nosso primeiro Twiter, pois é ele o nosso Seguidor para orientar os passos da vida...

Jéssica: Então , também posso afirmar que Pai é o nosso primeiro E-mail, porque sempre estamos nos correspondendo, desde as primeiras palavras, não é mesmo?

Thiago: Viu como é fácil ser Criativa? Porém o que eu quis mesmo dizer com a palavra Provedor, é que pai sinaliza o amparo material para a família...

Jéssica: Ah, agora entendi. Só que tem um porém nessa história,é que antigamente o pai até poderia ser considerado Provedor, porque o foco financeiro girava em torno dele. Já nos dias de hoje, isso não acontece. Todos da família acabam sendo Provedores , e assim nessa condição, acabamos provando a vida cedo demais...

Thiago: Sim, porém você há de convir comigo, que a figura paterna vai muito além de ser um simples provedor, porque Pai é aquele, o qual serve de referência ou espelho para nossas auto-afirmações, ou convicções, principalmente para nós meninos.

Jéssica: O mesmo eu digo em relação às mães , para nós meninas.

Thiago: Lógico, pois ambos são personagens fundamentais em nossas vidas. São na realidade, provedores do corpo e da alma, em relação aos membros da família.

Jéssica: Como assim? O que significa agora, ser provedor da alma?

Thiago: Ser provedor da alma, é ser aquela figura que ilustra o filme do seu viver, colocando as cores em seu caminho. Essas cores são as riquezas da alma, como os valores da cidadania, trabalho e dos sentimentos nobres: honestidade, bondade, educação, atenção, cuidado,amor, carinho e afeto.

Jéssica: Nossa que legal! Por isso que um complementa o outro na educação dos filhos.E isso faz toda a diferença...

Thiago: Não só complementa, como cada um tem o seu valor particular, individual, tornando-se ímpar em nossas vidas, e com isso nos incentiva a fazer a diferença na vida de alguém.

Jéssica: Valeu amigo, por essas dicas, não estava conseguindo encontrar palavras que expressassem o verdadeiro sentido do que é ser pai. Mas depois dessa conversa, ficou claro perceber, que PAI é o beijo da vida, porque é ele que determina o nosso sexo na Genética. Em outras palavras, é aquela pessoa que desperta os nossos sentidos para aprender a viver.

Ambos: Parabéns Pai e obrigada por você ter feito parte da nossa história!

Thiago: Você Pai , é presente em nossa vida como um Computador, a parte física chamada de HARDWARE e o nosso melhor programa, chamado em informática de SOFTWARE.

Jéssica: E sempre será uma parte do nosso DNA matérial e espiritual...

Ambos: Valeu paizão...

Postado e Escrito por SOFIE BEL ( A Professora Sofia Izabel)

12/08/2011

sábado, 23 de julho de 2011

Papo de Biologia - Golfinhos: as criaturas mais inteligentes da Terra depois do Homem

Classificação Científica:
Gênero: Globicephala
Família: Delfinídeos
Subordem: Odontocetos
Ordem: Cetáceos
Estado: Em risco

Golfinhos sempre fascinaram as pessoas em todos os tempos. Sua beleza, agilidade, interatividade com os humanos e sua comunicação sempre despertaram a curiosidade. No passado, apenas se suspeitava que para tudo isso tivesse um motivo. Agora, estudos profundos dos cientistas especializados comprovam que os golfinhos são as criaturas mais inteligentes do mundo depois dos humanos.

Por esse mesmo motivo os cientistas sugerem que os golfinhos deveriam ser tratados como pessoas não humanas. E como ficam os chipanzés que por centenas de anos foram considerados os mais inteligentes? Segundo os estudos, os chipanzés teriam inteligência equivalente a uma criança de três anos. Mas, simplesmente os golfinhos os superam; possui personalidade própria, reconhecimento de si mesmo e podem pensar no futuro. Reconhecem sua imagem num espelho e podem usá-la para analisar alguma parte do corpo. Alem disso podem também aprender com facilidade uma linguagem simples para comunicação com os humanos.

Estudos muito interessantes mostram que golfinhos que aprendem alguma coisa em cativeiro ou enquanto estão sendo tratados temporariamente, quando soltos tem a capacidade de ensinar aos outros. Por exemplo, um golfinho que no cativeiro aprendeu a ficar em pé apoiado na cauda, depois de solto ensinou esta brincadeira aos outros.

Além dos estudos de comportamento que envolve a comunicação e o modo de agir desses animais, os estudos recentes são com base no cérebro. Muitos cérebros de golfinhos são maiores que dos humanos que ficam entre um e quase dois quilos. Ocupam assim um segundo lugar depois do homem quanto à massa cefálica tendo em conta o tamanho do corpo, enquanto os cérebros dos chipanzés têm em torno de 350g. Descobriu-se ainda que em algumas espécies a massa cefálica possui as mesmas características que permitem a inteligência humana.

Há também estudos quem mostram que os golfinhos em cativeiro podem resolver problemas difíceis além da interatividade comunicativa com os tratadores. Os que vivem no mar mostram uma complexa associação social que os permitem caçar em grupos onde cada animal tem um lugar exato e uma cooperação que envolve inteligência.

Para os defensores dos animais o bom mesmo é que tudo isso não é mais apenas baseado em suposições, mas sim em profundos estudos científicos cujos trabalhos são defendidos principalmente pelos Drs. Marino e Reiss que chegam a considerar que “a inteligência dos golfinhos é uma evidência e, por conseguinte, maltrata-los é moralmente repugnante”.

Os mesmos estudos chegam à mesma conclusão há muito defendida pelos defensores, mas agora de uma forma científica; que é moralmente inaceitável manter animais tão inteligentes em parques aquáticos, mata-los ou maltrata-los. (Fonte: The Sunday Times) Leonardo Bezerra

Golfinhos – características
Mamífero adaptado para viver no mar. Podem viver de 25 a 30 anos e alimentam-se de peixes. Enquanto a maioria dos animais possui um comportamento básico ligado às atividades biológicas, alimentar-se, reproduzir-se e protegerem-se, os golfinhos possuem a capacidade de brincar só sendo superados pelo homem. Vivem em grupos e são ótimos nadadores e saltadores podem atingir cinco metros de altura e nadar a uma velocidade de 61 km/h.

Com orelhas pequenas, dois orifícios próximos dos olhos, têm uma sensibilidade auditiva extraordinária. Suas nadadeiras têm mais ou menos o formato de uma mão com formato como se fossem cinco dedos. Sua boca é grande, apesar de ter entre 80 e 100 dentes em cada maxilar, os golfinhos engolem tudo sem mastigar.

A gestação da fêmea dura 12 meses e o filhote já nasce com um certo tamanho. De inicio a mãe além de alimentá-lo, tem que leva-lo à superfície para respirar. Logo o filhote aprende a usar a narina que tem acima de sua cabeça.

Esses animais nadam em águas profundas e escuras com a maior facilidade, pois não dependem da visão para se orientar. Para isso usam um sonar orientando-se pelos ecos dos sons que produz. A sensibilidade é tão grande que supera o sonar eletrônico.

Fonte..:: Portal do Meio Ambiente

(papo de biologia)/ Postado por Sofie Bel, a terna amante dos Dolphins

CHOCOLATE


CHOCOLATE

Você sabe quais são as propriedades nutricionais do chocolate?
O chocolate é um alimento rico em calorias e gordura, além de possuir substâncias estimulantes como a teobromina e a cafeína que conferem sensação de bem estar ao liberar uma substância responsável por controlar o humor. Além disso, estudos recentes mostram a presença das catequinas no cacau que inibem a junção das plaquetas e também impedem a formação das placas de gordura, que se fixam nas paredes dos vasos e artérias, dificultando e até bloqueando a circulação sanguínea.
Vale ressaltar que o chocolate é um alimento altamente calórico e deve ser consumido com moderação, apenas 1 barrinha pequena. Dê preferência também ao chocolate amargo por conter mais cacau e menos calorias.
Tome cuidado com os chocolates dietéticos porque muitas vezes a ausência do açúcar é compensada com uma maior quantidade de gordura, tornando-os mais calóricos do que os chocolates convencionais. (Fonte: SESC de Bertioga)

sábado, 14 de maio de 2011

Por quê gostar da Biologia??


Procuro nos caminhos da vida, investigar passos para que os lugares alcançados possam valerem a pena.

Sempre estou me reinventando, porque assim, tenho uma sensação de liberdade e ascenção, além do mais, procuro CRIAR e APRENDER sempre, porque acredito que dessa forma, nossa alma sempre se renova, ou em outras palavras, acredito ser essa a fórmula mágica da juventude eterna.

Podemos tudo com nosso potencial mental, e o importante é saber como trabalhar com esse potencial, o qual é um referencial em nossas jornadas.

Sou professora de Biologia, e o que mais me fascina nessa disciplina é o constante desafio das mudanças, das questões ainda não respondidas e da eterna beleza que é refletida nas interações dos ecossistemas, e no grau de parentesco entre as filogenias, deixando um doce mistério de suas origens e evoluções...

O marco da Biologia é o estudo da célula, onde se encontra toda origem do mundo vivo: o DNA.

Sem DNA, não seria possível a presença da VIDA. Portanto Vida é algo que depende de uma molécula, para se fazer presente, notável e apreciável. A vida depende do universo químico, para suas transformações... ;A vida é o colorido do nosso planeta...; É também a razão que justifica os ciclos biogeoquímicos tão importantes para a manutenção dos ecossistemas , os quais formam os Biomas, como nossa belíssima e encantadora Amazônia, que atualmente rima com insônia por tantas agressões ambientais.

Tenho um respeito enorme por toda harmonia natural , ritmada e equilibrada da rotina relacionada com a natureza

Natureza já lembra beleza...

Beleza que combina com fortaleza, realeza, riqueza...

Enfim, estudo a ciência da vida para aprimorar minha felicidade e espalhar esse amor aos meus alunos..., e que esse amor produza frutos de sabedoria em suas vidas, sob vários aspectos, como profissionais, cidadãos, e principalmente como multiplicadores da cultura ambiental sustentável em relação as futuras gerações...

domingo, 24 de abril de 2011

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A ETERNA DÚVIDA DO SOL...




A ETERNA DÚVIDA DO SOL...

O Sol é um eterno apaixonado...; É um astro rei, diante do Universo celestial repleto de beleza espiritual, pois irradia luz e reflete muita luminosidade para preservar a vida da amada Terra. É feliz por excelência, pois transmite só alegria durante os dias ensolarados.
Porém diante da sua felicidade extrema, existe uma pequena ponta de tristeza e insatisfação, que é a dúvida...
A dúvida que duvida da própria dúvida, para descobrir com qual delas é amor ou paixão??? E é justamente esse o motivo que justifica a existência da chuva, perante o ciclo lacrimal das Nuvens, que não conseguem conquistar o Sol, na tentativa de fazerem ele esquecer essa dúvida, apaixonando-se por elas, e como esse amor não é correspondido, o amor das Nuvens ao Sol, acabou se tornando platônico. Acontece que o Sol tem uma forte atração pela Lua, ele é o seu eterno apaixonado, desde das famosas baladas, onde tudo começou, chamadas: “BIG BANG”. Ele só precisa descobrir se essa atração é AMOR ou PAIXÃO???
E a Lua descobriu que com esse romance, ela se tornou mais bela, pois o segredo do seu brilho reluzente no contraste da noite, acontece por causa do seu astro luminoso, que sempre encanta o astral. Mas apesar do belo par que formam, o Sol por sua vez, também sente-se atraído pela Terra, único planeta feminino da nossa Via –Láctea, a qual por esse motivo costuma levar o título de Mãe Terra , e como dizem que toda Mãe é a rainha do lar, a Terra , foi coroada como rainha diante do Cosmos. E o mais interêssante, é que as demais Estrelas por já terem luminosidade própria assim como o Sol, não se atraem por ele, pois Ele sempre estará em evidência entre elas, por ser o único corpo estrelar mais próximo da Terra, e talvez seja esse o motivo real do seu aquecimento e envolvimento, por ela, ao ponto de garantir-lhe a manutenção da vida. Então diante desse triângulo amoroso, os personagens se tornam figuras geométricas com formas semelhantes, e é nesse momento que a magia carismática da Lua se destaca, pois é a única que não envelhece, por ser capaz de mudar sua forma, em nova, crescente, cheia e minguante, além de influenciar o movimento das marés, que tornam os oceanos mais selvagens e exuberantes...
E diante dessa dúvida do nosso Astro Rei, ao ponto da sua irradiação se tornar ultra-violeta, ele acabou descobrindo que o seu Amor é diurno, e é refletido com luz dourada, enquanto sua Paixão é noturna, e é refletida com luz prateada. Portanto, ele é um amante eterno da Terra, e um apaixonado sem medidas pela Lua.
E é essa mistura de Amor e Paixão, que somam o equilíbrio dessa linda poesia de Deus que é o nosso Universo: finito de limitações, porém infinito de possibilidades...
A MISTURA DO PRATEADO E DOURADO ENFEITIÇA NOSSAS IMAGINAÇÕES, DIANTE DA OBRA DO CRIADOR, TALVEZ POR ISSO, QUE TEMOS UM POUCO DE AMANTES, APAIXONANTES, AMADOS E APAIXONADOS...

Que a Paixão de Cristo represente muito mais do que seu sofrimento em nossas vidas, para que possamos sentir e entender, que todos os sonhos para terem mérito, necessitam de desafios, e isso chama-se EVOLUÇÂO. E toda Evolução é sinônimo de passagem, portanto a frase “Feliz Páscoa” representa Feliz Evolução ou Passagem para uma Nova Era...


Feliz Páscoa a todos meus amigos, seguidores, alunos e parentes não faltando lógico o Alimento tão apreciado por todos dos DEUSES...
Professora Sofia Izabel Rodrigues B. Aguiar E Família



domingo, 17 de abril de 2011


ALUNOS DO ENSINO MÉDIO/ ESCOLA ESTADUAL PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA/GUARUJÁ-DIRETORIA DE SANTOS, APRESENTARAM PESQUISA SOBRE ÁGUA VIRTUAL PARA ENSINO FUNDAMENTAL II. HOUVE INTERAÇÃO ENTRE OS PROTAGONISTAS DA APRENDIZAGEM COM OS OUVINTES, QUE PARTICIPARAM DE FORMA BEM ATIVA PARA RESPONDER CERTO E GANHAR BRINDES...; OS ALUNOS DEMONSTRARAM INTERÊSSE PELO ASSUNTO, E FICARAM SURPRESOS COM OS EXEMPLOS CITADOS DURANTE A EXPOSIÇÃO DA PALESTRA, EM HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA :(22/03).
PROFESSORA IDEALIZADORA DA PESQUISA EXPOSITIVA: SOFIA IZABEL R. B. AGUIAR
OBSERVAÇÃO: HOUVE TAMBÉM INTERDISCIPLINARIDADE COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL II-SIMONE SANDRINO

domingo, 27 de março de 2011

Lua Adversa (CECÍLIA MEIRELES)


LUA ADVERSA Tenho fases, como a lua Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha. Fases que vão e vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso. E roda a melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (tenho fases como a lua...) No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua... E, quando chega esse dia, o outro desapareceu...

domingo, 20 de março de 2011

Café da manhã Antônio Valdo A. Rodrigues

A sala de aula

“Prometo cumprir os deveres do professor trabalhando com dedicação e empenho no desenvolvimento integral de crianças e jovens, cuja educação me for confiada” (Juramento do Professor)
Todo professor vocacionado e idealista tem na mente o juramento do professor. Assim antes de entrar em sala de aula ele reforça esse seu relevante propósito de cátedra.
O dia do professor é 15 de outubro, mas é oportuno dar as boas vindas ao mestre mesmo após o início do ano letivo. Lembro-me de ter lido uma reflexão assim: “O cotidiano é insuportável. A rotina perfeita é a instrução com a necessária mudança comportamental”. E quem é o responsável por essa mudança? Vejamos! O adolescente é um enigma que se apresenta para ser decifrado. A quem compete decifrar? Os defeitos dos filhos podem ser filhos dos defeitos dos pais. E quem deve corrigir? O Mestre! E só é um mestre completo aquele que tem conhecimento para legar, altruísmo para transmitir, energia para incentivar e dedicação para perseverar face à indiferença de muitos.
A verdade é que a essência de um bom professor não está nos diplomas que tem, mas no que ele sabe fazer em sala de aula para que seus discípulos se abasteçam com sabedoria para serem felizes e bem sucedidos.
O professor tem que fazer uma opção na vida: Se quer ter razão ou se quer ser feliz. Se quiser ter razão então deverá “ser apenas professor”, julgar tudo à sua volta. Se quiser ser feliz deverá “ser um educador” e compreender seus alunos. E se amar os alunos não vai ter tempo para julgá-los.
Às vezes alguém pode achar que sou repetitivo nos questionamentos. E isso é verdade, afinal como aprendemos a andar de bicicleta? Foi pedalando, caindo e repetindo. E a tabuada? Hoje sabemos quanto é 8x6. Será que essa aprendizagem foi fruto de um único ensinamento? Lógico que não! O aprendizado se dá pela repetição.

Aproveitando o momento vamos conhecer a “Oração do Professor” atribuída à Cora Coralina. Seria bom afixá-la no Diário de Classe. É assim: “Senhor, diante de vós, com meus alunos, tomo consciência da minha responsabilidade e dos meus desafios como educador. Com os alunos eu procuro o bom diálogo e os melhores resultados. Sei que o afeto serve para aqueles que se servem dele, mas sei que vivo num mundo competitivo, apressado, globalizado, egoísta. Por isso quero ser simples, mas corajoso; calmo, mas decidido e sábio nos ensinamentos. Senhor, que eu saiba negociar e aceitar a negociação dos meus alunos sendo tolerante, compreensivo, carinhoso. E o mais importante que eu não me esqueça de falar de Deus sempre respeitando as diferenças individuais.
Senhor quero fazer da ciência um diálogo; da minha sala de aula, um lar; dos meus alunos, amigos; da minha vida uma parceria e referência do bem. Quero trazer no coração o mundo de cada aluno.
Senhor como agente da história que sou, pois em minhas mãos estão os futuros médicos, engenheiros, empresários, chefes de família, que eu possa plantar a semente da sensibilidade e motivar todos os jovens para a construção do paraíso. E pensar que tudo isso começa aqui em minha sala de aula!”

Conclusão – “O melhor do mundo são as crianças”, disse Fernando Pessoa. Salvo casos especiais as crianças não podem ser más. Maus são os adultos que não estabelecem regras e limites para um convívio em harmonia.
Um estudante sempre quer o melhor em sua sala de aula e ele pensa assim: “Mestre, conte-me e eu vou esquecer. Mostre-me e eu vou lembrar. Envolva-me e eu vou compreender para sempre!
O Senhor esteja sempre conosco.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todos lemos a nós mesmos e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial. (Alberto Manguel)
Postado por Sofie-Bel

Água : Líquido Precioso

MENSAGEM (Reflexão em homenagem ao dia mundial da água)

Chuvas fortes representam o choro da natureza, por estarem acabando com sua beleza...;  Chuvas torrenciais acabam transbordando nossos mananciais...;  Enfim excesso de chuva, indica as lágrimas sentidas do nosso meio ambiente, como um protesto consciente contra o que o homem está causando no planeta;  O perfil da humanidade em pleno século XXI, representa a contextualização da globalização. Mas o que adianta a interdependência entre as Nações sem as Noções de Sustentabilidade?  Não basta apenas falar sobre preservação ambiental, nós que seremos as futuras gerações, deveremos lutar por atitudes e riquezas sustentáveis, e não por atitudes que acabam deixando pegadas desastrosas em relação ao ambiente e à vida...;  Portanto vamos de uma vez por todas, consumir os recursos naturais sem torná-los fatos consumados...;  O que adianta os avanços da Biotecnologia, com as pesquisas sobre células tronco, clonagem terapêutica, clonagem reprodutiva, alimentos transgênicos ou organismos genéticamente modificados, enquanto a Economia não se harmonizar com a Ecologia?  Água virtual já lembra idéia ou algo de espiritual, pois representa a matéria-prima ou a essência presente em quase tudo que consumimos para sobreviver...;  O dia mundial da água, principalmente do adjetivo que lhe é atribuído como virtual, significa momento de reflexão para se estender em outros momentos de qualidade em nossas vidas para um futuro não muito distante...;  Os estados físicos da água, sejam em forma de líquido, sólido ou vapor padronizam e organizam a frágil vida em nosso planeta.;  Água: Substância que reflete idéia de constância no conceito de unidade para cada ser vivo...;  Água: Padrão e Senha Universal da vida. Portanto preserve-a, economize-a , e se torne um aprendiz feliz para compartilhar com euforia a sabedoria de conseguir salvar um patrimônio rico de VIDAS chamado TERRA- PLANETA ÁGUA..., que não deixa de ser um astro rei diante dos demais planetas na imensidão do nosso misterioso Universo... (Texto de autoria da professora de Biologia Sofia, a favor da vida) Colégio Jaconias-22/03: Dia Mundial da ÁGUA

domingo, 13 de março de 2011

VETOR DA DENGUE VIRA OGM

A Bahia avança nas pesquisas com o mosquito Aedes Aegypti geneticamente modificado para o controle biológico da Dengue

Mosquitos Aedes aegypti, em uma versão transgênica, estão sendo liberados em áreas de maior incidência, em Juazeiro, na Bahia, para previnir e combater epidemia de dengue.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas contraem a doença anualmente, causando 550 mil internações hospitalares e 20 mil mortes. Hoje a única forma de controlá-la é eliminando seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Uma nova técnica para combater o vírus da dengue está em fase de testes no município de Juazeiro, na Bahia. com isso, permitir o cruzamento entre eles.

Os pesquisadores da Biofábrica Moscamed estão produzindo em laboratório e soltando uma versão transgênica do mosquito em locais onde há incidência na cidade. A idéia da pesquisa é encontrar o controle biológico do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Assim, por meio de manipulação genética, os machos da linhagem OX513A (denominação dada pela empresa) recebe um gene modificado que produz uma proteína que mata a prole do cruzamento com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente. Daí são liberados para copular com fêmeas selvagens. Os descendentes desses acasalamentos herdam a proteína letal, morrendo ainda na fase de larva ou pupa. Para que sua produção seja possível em laboratório, eles foram programados para sobreviver quando recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime a síntese da proteína letal, não haveria sobreviventes para serem soltos na natureza. A cepa transgênica contém um marcador genético fluorescente que se torna visível nas larvas quando elas recebem luz ultravioleta. Isso garante um controle maior de qualidade na produção e na dispersão no campo. A liberação contínua e em número suficiente desses insetos geneticamente modificados em ambientes infestados deve reduzir com o tempo a população dos mosquitos selvagens a um nível abaixo do necessário para transmitir a doença.

Os cientistas envolvidos misturam material genético de outro mosquito, a conhecida moscas-das-frutas, ao do Aedes aegypti. O bicho geneticamente modificado gera filhotes que não chegam à fase adulta, a transformação faz com que os novos insetos produzam uma proteína que causa sua morte ainda no estágio larval.
Em laboratório, os embriões são produzidos e identificados. Por diferença de tamanho em relação às fêmeas, os machos são isolados antes da fase adulta, quando serão liberados no ambiente. Soltos, concorrerão para procriarem com as fêmeas, o que, em longo prazo, deve reduzir a população local dos insetos.

Essa estratégia pode levar também à eliminação de um grande número de indivíduos dessa espécie, reduzir a pulverização de inseticidas para eliminar os mosquitos e, consequentemente, diminuir a incidência da doença entre seres humanos.
A nova geração de insetos possuirá uma característica definida, que é a existência de um gene que impede as fêmeas de voar. Ao atingirem a fase adulta, elas têm dificuldade de sair para se alimentar e reproduzir provocando uma redução da população de Aedes aegypti.

Os machos transgênicos, por sua vez, podem continuar cruzando com fêmeas naturais e passando o gene adiante.

A primeira liberação na natureza desses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e a linhagem transgênica do Aedes aegypti foi desenvolvida pela empresa britânica Oxford Insect Tecnologies (Oxitec).

A equipe da Moscamed Brasil, instalada na mesma cidade baiana, escolheu os locais favoráveis para os testes de campo na região de clima semiárido do entorno de Juazeiro: cinco bairros isolados, por plantações, rodovias ou áreas despovoadas, com alta incidência de Aedes aegypti.

Fontes:

http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=10021

http://www.umbuzada.com/V2/pagina.php?id=593

http://bahiaempauta.com.br/?p=37729


Fonte: Folha de São Paulo



sábado, 19 de fevereiro de 2011

OLHOS COR DE MEL!!

Olhos cor de mel, expressam uma doce beleza!
Mel que vem da natureza.
Mel é doçura.
Doçura que lembra gostosura...
E os olhos cor de mel, provam que o sabor vai além da cor do céu, porque o gosto é transmitido por meio do amor. Dizem que os olhos representam as janelas da alma; e acredito que isso seja uma verdade, porque toda alma clama por calma.
Eu me chamo SOFIA, porque tento descobrir a cada dia da minha vida, a alegria da sabedoria.
Sou também a IZABEL dos olhos cor de mel, com o apelido de Bebel. Enfim, a cor do mel é tão infinitamente bela, quanto a cor do céu, pois ambas tonalizam entre as variantes das matizes coloridas, a clarividência da luz.
Luz dourada de uma estrela prateada chamada sol, que reluz a transcendência da violeta, a qual sempre estará em evidência, como um documento sideral da assinatura de DEUS.
Postado por Sofia Izabel, de própria autoria, em momentos de euforia, a favor sempre do estudo da vida

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A BELEZA DOS VERSOS, QUE PODEMOS FORMAR...



"Nós Professores somos pescadores de homens, onde a rede é a Educação, e a isca é o Conhecimento integrado com a Cidadania.
Como Educadores, vale lembrar que trabalhamos com espaços sagrados de vida, pois DEUS é a maior poesia, e cada um de nós, um verso..
PROFESSORA SOFIA IZABEL ( A SOFIE BEL)