quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

V É A LETRA DO VERDADEIRO SENTIDO NATALINO...

Vermelho e Verde são as cores que decoram e enfeitam a Festa Cristã.
O Vermelho representa o AMOR, e o Verde a ESPERANÇA. Portanto sem AMOR e sem ESPERANÇA, não Vitória . E isso, é tudo que precisamos para recomeçar o ano. Cultivar muitos amores e esperanças para guardar e refletir lembranças que façam valer a pena a trajetória da nossa vida. Quem cultiva sentimentos nobres, enobrece sua própria vida, melhorando não somente a qualidade, como principalmente o designer da sua performance.
Portanto, lembre-se: " Nossa mente é a semente que pincela a sentinela da felicidade. Em outras palavras, é o pincel das cores, que serve para colorir e tonalizar nossos sonhos em possibilidades. Esse pincel, é o Céu dos seus Pensamentos, que representa o degrau mais elevado para você perceber que todo dia é um NOVO NATAL que Deus nos concede para evoluir no coração da alma, pois como já dizia o cantor e compositor Renato Russo; "Quem acredita, sempre alcança..."
E quem está camuflado entre as multi cores desse arcó-íris de pensamentos, é o aniversiarante dessa grande festa natalina, Jesus Cristo, o Maior Metafísico da História da Terra ...
Postado por Sofie Bel ( Texto da professora Sofia Izabel)
Feliz Natal em todos os dias de 2011 para todos , e principalmente aos meus leitores e seguidores

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Depressão - e aí?
(Por Jordan Augusto)Interessantemente, subentendemos e adicionamos ao mecanismo de defesa natural psíquico o fato de acreditarmos que temos inseridos de alguma forma, em nós, a paciência dos antigos. Espere aí: Será que os antigos de fato tinham paciência, ou a vida era mais pacata?
Particularmente, sou uma pessoa muito ansiosa e também sei que é um dos males que acomete a humanidade nesta atualidade.Chegamos ao ponto de ver antigos amigos equilibrados e bem direcionados sofrerem de síndrome do pânico e outras psico-patologias atuais. O transtorno do pânico é definido como crise recorrente de forte ansiedade ou medo. As crises de pânico são entendidas como intensas, repentinas e inesperadas que provocam, nas pessoas, sensação de mal estar físico e mental juntamente a um comportamento de fuga do local onde se encontra, seja indo para um pronto-socorro, seja buscando ajuda de quem está próximo.
A reação de pânico é uma reação normal quando existe uma situação que favoreça seu surgimento. Estar num local fechado onde começa um incêndio, estar se afogando ou em qualquer situação com iminente perigo de morte, a sensação de pânico é normal. O pânico passa a ser identificado como patológico e por isso ganha o título de transtorno do pânico quando essa mesma reação acontece sem motivo, espontaneamente. Nas situações em que a própria vida está ameaçada, o organismo toma medidas que normalmente não tomaria, perdendo o medo de pequenos perigos para livrar-se de um perigo maior. Para fugir de uma cobra, podemos subir numa árvore mesmo tendo medo de altura ou fazendo esforços incomuns, sofrendo pequenos ferimentos que, no momento, não são percebidos. O estado de pânico é, portanto, uma reação normal e vantajosa para a auto-preservação. Aqueles que fogem mais rapidamente do perigo de morte têm mais chances de sobreviver.
Porém, para nós - que estudamos a fundo a filosofia e uma série de conhecimentos que sobreviveram a séculos de tradição - entendemos que não podemos classificar como "transtorno do pânico" qualquer reação intensa de medo. Assim sendo, estão aqui apresentados os critérios usados para fazer este diagnóstico. Conversei recentemente com um grande amigo que atua na área da psiquiatria e ele me afirmou que, dentre vários sintomas, pelo menos quatro dos seguintes devem estar presentes:
01- Aceleração da freqüência cardíaca ou sensação de batimento desconfortável;02- Sudorese difusa ou localizada (mãos ou pés);03- Tremores finos nas mãos ou extremidades ou difusos em todo o corpo;04- Sensação de sufocação ou dificuldade de respirar;05- Sensação de desmaio iminente;06- Dor ou desconforto no peito (o que leva muitas pessoas a acharem que estão tendo um ataque cardíaco);07- Náusea ou desconforto abdominal;08- Tonteiras, instabilidade sensação de estar com a cabeça leve, ou vazia;09- Despersonalização* ou desrealização;10- Medo de enlouquecer ou de perder o controle de si mesmo;11- Medo de morrer;12- Alterações das sensações táteis como sensação de dormências ou formigamento pelo corpo;13- Enrubescimento ou ondas de calor, calafrios pelo corpo.
*A despersonalização é uma sensação comum nos estados ansiosos, que pode surgir mesmo fora dos ataques de pânico. Caracteriza-se por dar à pessoa uma sensação de não ser ela mesma, como se estivesse saindo de dentro do próprio corpo e observando a si mesmo.
Quando era mais novo, não entendia como uma pessoa poderia ter depressão. Era algo completamente inaceitável. Hoje, posso dizer que é um mal terrível, pois fui vítima de um destes momentos que nos fazem refletir e analisar o que de fato estamos fazendo aqui. Em muitas circunstâncias, podemos considerar a depressão como natural período de transição. São tempos de mudanças e crescimento, épocas de tristeza que antecedem novos horizontes de amadurecimento do ser em constante processo de evolução. Em primeiro lugar, depressão não é um estado de tristeza profunda. É normal, por exemplo, nós nos sentirmos tristes com a perda de um familiar próximo e querido. Podemos até permanecer algumas semanas abatidos, mas aos poucos a vida acaba por retomar seu curso normal. Somos capazes de trabalhar, cuidar da casa e enfrentar os problemas do dia-a-dia. O depressivo simplesmente não encontra forças para reagir. Por mais que tente, não consegue identificar um único motivo que justifique o seu abatimento. A depressão tem sido confundida também com desânimo, preguiça, estresse e mau humor. É outro engano.
Para que um indivíduo desenvolva um processo depressivo é preciso que ele tenha predisposição. Isso significa que fatores genéticos têm uma grande influência no processo. Fatores psicológicos, como ansiedade, angústia e medo entre outros, são, em boa parte dos casos, conseqüência, e não causa da depressão. O mesmo vale para os chamados fatores sociais, como conflitos familiares, estresse persistente, uma demissão inesperada, uma discussão com o colega de trabalho, uma separação conjugal. A Psicologia, apropria-se do termo "Depressão" para indicar um desvio emocional com possível intercorrência patológica, vinculando-se à Psicopatologia, cuja sintomatologia tem demonstrado sintomas como abatimento moral com o conseqüente comprometimento físico, perda de interesse e do amor próprio, tristeza, e uma multiplicidade de queixas, voltadas à insônia, fadiga e anorexia, e por vezes registrando o comprometimento motor, sendo também comum a ideação agressiva e a tendência do risco suicida.
Recentemente, li que um simples exame de uma hora do cérebro poderá prever se os antidepressivos vão ajudar ou não. Semanas antes de os pacientes mostrarem qualquer tipo de benefício causado pelos antidepressivos, as suas ondas cerebrais começam a mudar, segundo afirmaram os investigadores. Uma equipe, liderada pelo doutor Ian Cook, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, explicou que o método pode ajudar os doentes a não desperdiçarem tempo e dinheiro com medicamentos que não estejam funcionando e que têm potenciais efeitos secundários. Segundo Cook, esse seria o primeiro estudo que comprovou mudanças na atividade cerebral, antes de ocorrerem alterações clínicas. Para o psiquiatra isto pode ser útil na tarefa de prever a reação dos pacientes à medicação. Ele afirmou que "quase 40 por cento dos pacientes deprimidos não respondem à primeira medicação que tentam. Já que são necessárias várias semanas para um tratamento eficaz produzir melhoras claras, os médicos esperam geralmente entre seis a doze semanas até decidirem se uma medicação em particular é, ou não, acertada para um determinado doente e, só depois, se se justificar, avançam para outro medicamento". Estudos recentes indicaram que os pacientes podem responder a placebos - comprimidos sem medicamento - da mesma forma que respondem aos antidepressivos.
Pude observar, quando estava em um destes momentos, que além da solidão aparente, você realmente se sente só. Ninguém gosta de você. Seus amigos não existem. Você não existe. Todos querem se aproveitar de você, e uma série de outros pensamentos que, de uma forma ou de outra, lhe apresentam argumentos convincentes que o tornam completamente vulnerável a uma situação. Para eu, que possuo gênio forte e nunca aceitei perder para mim mesmo, analisei sobre o ponto de vista metafísico de Aristóteles. Um atributo essencial é essencial porque é aquilo que está numa coisa que é, que, se não estivesse, a coisa não seria. Sabemos que essência é uma palavra de origem latina (posterior ao grego, portanto). A palavra que isto traduz é o termo grego "ousia" que, mais literalmente, significa "o que é por si mesmo", ou seja, o que é primeiro numa substância, não podendo ser tirado desta sem que o ser perca o ser.
Além do ser em si mesmo, Aristóteles distingue ainda outros três sentidos principais em que se diz que uma coisa é, a saber - por acidente, como verdadeiro e como falso e em potência e em ato. O ser acidental pode ser dito como verdade, mas não uma verdade necessária ou habitual, e sim contingente. Por exemplo, pode-se dizer: "O arquiteto é músico". Ser arquiteto não implica necessariamente em ser músico, mas no entanto esta proposição pode ser verdadeira, visto que uma coisa é acidente de outra. O "logos" para saber o que é ser músico não passa pelo "logos" de saber o que é ser arquiteto. O ser como verdade implica aceitar que dizer que uma coisa é, é aceitar que ela é verdadeira, ao passo que dizer que uma coisa não é, é dizer que ela não é verdade, isto tanto na afirmação como na negação. Assim, como explica Aristóteles, tanto a afirmação de que Sócrates é músico e não-pálido deve ser verdadeira, ao passo que a proposição "Sócrates não é pescador" deve ser falsa. O ser como verdade e falsidade está ligado, portanto, à lei de não contradição que Aristóteles formulou.
A "metafísica" não estuda o ser como acidente nem o ser como verdade. O primeiro não pode receber nenhum tratamento científico, pois existem infinitos atributos acidentais. Uma casa, exemplifica o filósofo, pode ser agradável a uns e não a outros. A ciência arquitetônica não visa estes atributos acidentais, mas a essência da ciência da construção arquitetônica é apenas a construção de receptáculo para abrigar móveis e seres viventes. O ser como verdade não é estudado pela metafísica porque este pertence não a objetos, mas a estados de espírito. Tal estudo caberia mais à lógica do que à metafísica. Os outros dois sentidos, o ser como essência - que subsiste por si mesmo, o qual diz que uma coisa é propriamente - e o ser em ato e potência serão tratados pela metafísica. Tentarei explanar melhor cada um destes dois sentidos restantes, com ênfase no ser enquanto ser. Em verdade, se eu havia estudado sobre tal fato, tendo analisado bem o que me acometia, como poderia estar me sujeitando a aquilo naquela situação?
Aristóteles afirma que as individualidades do ser em si são em número igual às figuras de predicação. Ou seja, alguns predicados indicam o que é no sujeito. Estes predicados podem ser expressos nas categorias de qualidade, quantidade, relação, atividade, passividade, lugar e tempo. Explicar as categorias é tarefa melhor empreendida nos escritos Analíticos e nas Categorias. Para nós, o mais importante é saber que a substância é a categoria primeira no que diz respeito ao ser. A substância é anterior às outras categorias por existir à parte (como coisa individual), por ser anterior à definição das outras categorias, e por ser anterior no conhecimento. Ou seja, a substância é anterior no "logos" (na definição, pois ao definirmos as outras categorias precisamos definir uma substância ao mesmo tempo, ou seja, as outras categorias dependem dela), na ordem de conhecimento (conhecemos melhor uma coisa ao saber o que ela é, mais do que sabendo suas qualidades, quantidades, etc.) e no tempo (a substância é anterior às outras categorias que subjazem a ela).
A substância é aquilo "que não pode ser afirmado de um sujeito, mas aquilo de que todo o resto é afirmado". Ou, como afirma Aristóteles em 1028 a 29-30, é em virtude da substância que as outras categorias também são. Para responder à questão do que é a Substância, Aristóteles identifica pelo menos quatro sentidos para a palavra: a essência, o universal, o gênero e o substrato. Abstraindo as diversas afecções e diferentes categorias, tirando todas as determinações da substância, restaria apenas a sua matéria (hylé), o que leva Aristóteles a considerar uma definição de substância como matéria. Mas isto seria insatisfatório, visto que "tanto a separabilidade como a propriedade de ser uma coisa determinada são atribuídas principalmente à matéria". Mas a substância não é a ausência de determinações, visto que tudo o que é, é um isto, ou seja, algo determinado. Para resolver este impasse, Aristóteles introduz o seu conceito de forma (eidos). Aristóteles define "forma" como a essência de cada coisa e a sua substância primeira. Ele afirma que a substância é matéria sem essência. O indivíduo, como veremos adiante, é para Aristóteles composto de forma e matéria. Existe uma distinção entre substância primeira e substância segunda que foi muito desenvolvida pelos escolásticos, na qual não entrarei aqui. Para resumir, pode-se dizer que a substância primeira é sujeito do qual se afirmam ou se negam diversos predicados, e que não é ele mesmo predicado de nada, e a substância segunda é uma abstração, o tipo geral que caracteriza uma classe de objetos, como os termos gerais "homem e cavalo". Mas esta substância segunda só pode ser chamada substância por analogia, visto que nenhum universal pode ser verdadeiramente um ser.Passada aquela terrível noite, fui então conversar com um grande amigo, que tentou me convencer que a alma adoece primeiro que o corpo. Como espiritualista, quis conhecer melhor tal teoria, já que havia estudado os reflexos no corpo físico em uma de minhas especializações. Segundo ele, realmente podemos ficar doentes devido ao enfraquecimento de nossa aura. Distúrbios emocionais, insatisfações ou aborrecimentos constantes, e principalmente o pessimismo, muito comum e freqüente em certas pessoas, podem enfraquecer nosso campo de proteção áurica, causando-nos diversas doenças. Praticamente, todos já ouvimos dizer que muitas doenças são causadas por nós mesmos, por situações e conflitos que criamos com nosso comportamento diante da vida. Nada pode estar mais perto da verdade. A seguir, estão algumas possíveis situações de doenças de nosso corpo físico e que, às vezes, são causadas pelo enfraquecimento dessa nossa proteção natural.Acidentes: Raiva, frustração e rebelião.
Alergias: Aparecem naqueles que estão sempre nervosos e irritados com as atitudes das outras pessoas com quem convivem. Se você tem alergias, procure ser mais calmo e compreensivo com aqueles que o rodeiam.
Anemia: Acomete a pessoa que praticamente não tem nenhuma confiança em si mesma.
Aparelho Respiratório: Pessoas que estão sempre desesperadas, sempre correndo e que gostam de fazer tudo ao mesmo tempo. O resultado disso é que, muitas vezes, elas não terminam nenhum de seus afazeres, ou não fazem nada direito.
Artrite: Perfeccionismo. Pessoa muito crítica com as outras pessoas que a rodeiam, sejam elas amigos, familiares, companheiros de trabalho, etc. É uma pessoa insistente, que talvez leva essa insistência longe demais. Às vezes é bom deixar de lado, desistir de alguma situação difícil, caso não esteja recebendo o apoio de que necessita. Persistir em algo muito complicado, sem ajuda de ninguém, pode lhe trazer sérios problemas com os ossos de seu corpo ou então uma artrite.
Asma: Complexo de culpa.
Ataques: Pensamentos negativos, quem não é feliz.
Bexiga: Segurando a dor para si mesmo.
Braços: Emoções antigas.
Bulimia: Ódio de si mesmo, achando não ser bom o suficiente.
Cabeça: O que nós mostramos ao mundo.
Câncer: Ressentimento profundo.
Coluna: Geralmente essas pessoas gostam de fazer tudo sozinhas e depois, acabam sempre reclamando que ninguém dá uma mãozinha.
Coração: Pessoas que não vivem do amor e da felicidade.
Dedos: Ego, raiva, medo, preocupação, perda, pretensão.
Dentes (cáries dentárias ou gengivites): Talvez quase ninguém saiba, mas os dentes representam a família. Se você é esteio de sua família, a pessoa a quem cabe tomar todas as decisões, arcando com todas as responsabilidades e conseqüências, é muito propensa a ter problemas com seus dentes, ou a desenvolver uma gengivite.
Dor: Culpa, medo de ser punido.
Estômago (problemas digestivos): Dificuldade de assumir novas idéias e novas experiências. Se você anda comendo muito, talvez seja a única forma que esteja encontrando para estagnar ou conter seus impulsos de criação. Ou então, pode ainda significar que esteja totalmente insatisfeito com sua vida sexual.
Fígado: Pessoa que acumula o sentimento de raiva dentro de si. Procure liberar sua raiva e não guarde rancor de ninguém. Quanto mais raiva guardar, pior será para você.
Frigidez: Medo, culpa sexual.
Garganta: Medo de mudanças, dificuldade em falar e frustração. Quando você tiver algum distúrbio nesta região de seu corpo, não pense duas vezes antes de liberar toda sua criatividade, para assim ampliar a proteção de sua aura. Fale, exponha suas idéias, mesmo correndo o risco de não serem aceitas.
Gastrite: Este tipo de sintoma quase sempre se manifesta em pessoas que guardam para si os problemas. São, na maioria das vezes, pessoas introvertidas e que demonstram uma falsa calma e tranqüilidade.
Genitais: Rejeição sexual.
Gordura localizada: Para o conceito esotérico, este tipo de gordura, principalmente quando localizada nas coxas, significa que, quando era criança, você não recebeu aquele carinho tão especial e necessário do colo de sua mãe que, com o calor de seu corpo transmitiria o amor e a segurança de que você precisava. Inconscientemente, esta carência está registrada em seu íntimo, fazendo-o desenvolver algum tipo de gordura localizada.
Impotência: Medo, inveja do próximo.
Joelho: Inflexibilidade, ego, medo de mudanças, há um excesso de humildade.
Mãos: Avareza (não gostam de gastar dinheiro).
Obesidade: Insegurança.
Orelhas: Dificuldade de aceitar o que lhe é dito.
Pele: Pessoas que possuem poder sobre você.
Pernas: Medo de enfrentar as coisas novas do dia a dia.
Pés: Dificuldade em compreender a si próprio. Suas opiniões quase nunca são escutadas ou respeitadas pelas pessoas mais próximas.
Pescoço: Pessoas muito teimosas e inflexíveis. Para estas pessoas, a aura nesta parte do corpo não vai além de alguns centímetros de proteção.
Retenção de Líquidos: Na alquimia, a água representa intuição. Se você tem tendência a reter líquidos em seu organismo, deve ser uma pessoa de intuição muito forte. Não tenha medo e libere suas manifestações intuitivas.
Rins: É exatamente no chacra supra-renal que as mágoas se acumulam, diminuindo muito a proteção do campo áurico dessa região. Não é por acaso que, em uma situação de separação, por exemplo, que geralmente traz consigo muita mágoa, tristeza e dor, os envolvidos acabam desenvolvendo alguma coisa relacionada a este órgão, como é o caso de um cálculo renal.
Tumor: Feridas antigas, tormento, não se permite a cura.
Úlcera: Medo de não ser bom o suficiente.
Vagina: Machucada emocionalmente pelo parceiro.
Varizes: Geralmente são aquelas pessoas que não aceitam as condições que lhes são impostas, querendo que tudo ocorra sempre ao seu jeito.
De uma forma ou de outra, tudo acrescentou em meus conhecimentos. Mas diria que o melhor a fazer é:
"Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras
Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos
Vigie seus atos, porque eles se tornarão hábitos
Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter
Vigie seu caráter, porque ele será o seu destino"

quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Pode ser que um dia deixemos de nos falar... Mas, enquanto houver amizade, Faremos as pazes de novo. Pode ser que um dia o tempo passe... Mas, se a amizade permanecer, Um de outro se há-de lembrar. Pode ser que um dia nos afastemos... Mas, se formos amigos de verdade, A amizade nos reaproximará. Pode ser que um dia não mais existamos... Mas, se ainda sobrar amizade, Nasceremos de novo, um para o outro. Pode ser que um dia tudo acabe... Mas, com a amizade construiremos tudo novamente, Cada vez de forma diferente. Sendo único e inesquecível cada momento Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre. Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre. Albert Einstein

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MUTIRÃO DE LIMPEZA DO RIO DO PEIXE I - 2010




Em 10 de junho de 2010, a E.E. "Pastor Jaconias Leite da Silva" - Guarujá-SP, realizou o I MUTIRÃO DE LIMPEZA DO RIO DO PEIXE deste ano, no qual participaram Equipe Escolar, alunos do EF II e EM, assim como, alunos do EF I da Escola Municipal "Giusfredo Santini". Trata-se de um projeto permanente da Unidade Escolar, realizado há cerca de seis anos, através do qual, os alunos realizaram diferentes ações voltadas à conservação do ecossistema, como por exemplo, conscientização da comunidade local por meio de panfletos explicativos e limpeza das praias e do rio localizados na região. Como parceria para a ocorrência de tal evento, além de todos os integrantes, o Diretor Germano José Guedes contou com a colaboração efetiva das Professoras Sofia Izabel (BIOLOGIA) e Rosângela (GEOGRAFIA e FILOSOFIA), na orientação pedagógica dos alunos, como também, da comunidade pesqueira, da SEMAM e da Empresa DOW QUÍMICA. A PCOP de BIOLOGIA Lizandra presenciou tais ações, ressaltando a importância da mesma para que se obtenham os objetivos propostos pelo CURRÍCULO OFICIAL do SP, dentre eles, o exercício da cidadania e o senso crítico dos alunos.
Postado por PCOP Lizandra (BIOLOGIA) às 06:20 0 comentários
segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Rap "MEIO AMBIENTE"!
Mais uma vez, os alunos do EM da E.E." Pastor Jaconias Leite da Silva" - Guarujá-SP, demonstraram seu protagonismo ao elaborarem o Rap "MEIO AMBIENTE", que fala sobre a importância da preservação da natureza e da relação com as ações antrópicas. Ressalta-se que tal letra foi elaborada pelos alunos Lucas, Rhenan, Kennedy, Cláudio, Marcos, Renato e Arthur, do 2ª série "A", sob orientação da PROFESSORA de BIOLOGIA Sofia Izabel. Segue abaixo, a letra da música:
"MEIO AMBIENTE"
Aqui é o Lucas e o Rhenan mandando um salve para a galera do 2º "A"
É sobre o meio ambiente que viemos falar
Com a ajuda do Kennedy, Cláudio, Marcos, Renato e Arthur que vieram para fechar
Sobre a nova música do meio ambiente que vamos cantar
REFRÃO (2X)
Preserve nossos rios, nosso verde, nosso ar
E também tudo aquilo que se deve preservar
Preserve o que é mato nesse mundo grandioso
Pois muito em breve eu acho que poderá ser valioso
Temos que nos preocupar com o desmatamento
Acontece todo dia a cada momento
O mundo é muito grande e nós podemos imaginar
O Homem desmatando e tentando preservar
O meio ambiente
Eu vou preservar
Esta natureza linda
Quero sempre conservar
O Homem destroi o meio ambiente
Foge do controle sem se preocupar com a gente
Indo além do que se possa imaginar
Esquecendo e desmatando até o mundo acabar
E você o que tem feito
Para impedir tudo isso?
Quando percebemos
Pode ser tarde para isso
As pessoas poluem a nossa natureza
Desmatando o ambiente e preservar é uma beleza
Quando percebemos, já foi tarde para isso
Poluindo o nosso ar e o ambiente com o lixo
O meio ambiente
Eu vou preservar
Esta natureza linda
Quero sempre conservar
Sem a destruição da vida
na Terra, no céu e no ar.
Postado por PCOP Lizandra (BIOLOGIA) às 11:34 1 comentários

domingo, 26 de setembro de 2010


O ALFABETO INTERMINÁVEL DA VIDA...

A vida é uma obra de arte, que a Ciência até hoje, não conseguiu decifrar ou traduzir totalmente seu código, sua origem, e muito menos sobre a leitura do seu Artista. Porque o Artista responsável é inexplicável explícitamente, porém totalmente evidente, e existente implícitamente.
A vida é uma bela arte abstrata, subjetiva, e ao mesmo tempo objetiva, com traços bem definidos. O desenho da vida está ilustrado na molécula de DNA, através de um mapeamento geográfico dos genes, a qual significa a senha sagrada dos seres vivos, e essa senha nada mais é, que um complexo alfabeto químico presente em todas as formas de vida existentes.
Esse Artista é um Criador por excelência, porque inventou o colorido da vida, para nos educar e libertar da dor. ELE é dinâmico, porque o resultado da sua criatividade transcende o tempo, isto é, sua obra sempre está em elaboração, o que justifica a evolução das espécies.
A Ciência depende das provas para ter credibilidade, porém as mesmas são limitadas e acabadas. Já o aspecto colorido conhecido como fé, depende do constante desafio de buscas a procura por novas pesquisas, que se estendem em possibilidades de novos questionamentos...; e é justamente essas dupla entre criar e evoluir que reflete a beleza do show da vida.
Segundo os Filósofos, o dia em que a Ciência conseguir todas as respostas, a vida muda as perguntas, pois são elas que representam o movimento, o dinamismo, o rejuvenescimento; enfim, Criacionismo lembra Criatividade;Criatividade lembra Idade, e Idade lembra Intimidade, por isso que só costumamos entender um pouco sobre a intimidade do Criador com a idade madura.
Visar apenas aspectos científicos, é o mesmo que acreditar em :
 Casa sem lar;
 Hospital sem hospitalidade;
 Alimento sem nutriente;
 Diploma sem função;
 Trabalho sem produção:
 Hardware sem software;
 Cérebro sem mente;
 Conhecimento sem sabedoria;
 Cultura sem valores;
 Corpo sem alma

Portanto o que precisa e deve sempre estar em evidência, para equilibrar o rítmo da vida, é a essência da matéria. Essa essência metafísica que justifica e diferencia o ver do enxergar, o ouvir do escutar, e o entender do compreender...

Postado por Sofie Bel ( Professora Sofia Izabel Rodrigues Bechara Aguiar)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Escola Estadual Pastor Jaconias contextualiza os conteúdos trabalhados...

sexta-feira, 11 de junho de 2010
INICIATIVA DE ALUNOS E APRENDIZADO DE BIOLOGIA

Dentre as propostas defendidas pela SEE-SP, encontra-se a "educação à altura dos desafios contemporâneos" e, que para tanto, faz-se necessário o estímulo à autonomia para se gerenciar a própria aprendizagem (aprender a aprender) como base da educação das crianças, jovens e adultos, que têm em suas mãos a continuidade da produção cultural e das práticas sociais. Nesse sentido, os alunos Victor, Artur, Renato, Keneddy e Lucas, da 2ª "A" da E.E. "Pastor Jaconias Leite da Silva" - Guarujá - SP, gerida pelo Diretor Germano José Guedes de Pinho e, sob orientação da Profª Sofia Isabel R. B. Aguiar (BIOLOGIA), elaboraram um RAP (discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos), a fim de contextualizar os conceitos adquiridos em sala de aula. Na composição da letra, os alunos destacaram alguns conceitos, a saber:

RAP DA BIOLOGIA

" A célula humana é muito interessante
Agora vou citar, um pouco de seus nomes
Tem uma parte delas, que não podemos esquecer
Essa parte é o núcleo que interessa para você

Temos o DNA que não podemos sem
Se ele não existe, não tem vida para ninguém
Mas, sem essas células não podemos viver
Agora vou citar um pouco para você

A célula humana é muito excitante
Nós temos que aprender, porque é muito interessante
Então, preste atenção no que a Sofia falou
Foi graças à membrana que tudo começou

A célula humana é muito interessante
Agora vou citar, um pouco de seus nomes
Tem uma parte delas, que não podemos esquecer
Essa parte é o núcleo que interessa para você

Temos o DNA que não podemos sem
Se ele não existe, não tem vida para ninguém
Mas, sem essas células não podemos viver
Agora vou citar um pouco para você

A célula humana é muito excitante
Nós temos que aprender, porque é muito interessante
Então, preste atenção no que a Sofia falou
Foi graças à membrana que tudo começou

Mas, temos que ter muita inteligência
Que sempre estará em nossas evidências
Isso é ciência, diferenças e crenças
E agora, com a gente, o mundo para e pensa

O homem destrói o meio ambiente
Foge do controle sem se preocupar com a gente
Indo além do que possa imaginar
Esquecendo e desmatando até o mundo acabar

Radiação e desmatamento, não percebe o mal que está nos corroendo?
Radiação e desmatamento, não percebe o mal que está nos corroendo?
E você? O que tem feito para impedir tudo isso?
Quando percebemos pode ser tarde demais para isso..."
Postado por PCOP Lizandra (BIOLOGIA) às 10:29 0 comentários

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes… tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:
- E daí? Eu adoro voar!
Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre...
Clarice Lispector
NÃO SEI...

Não sei... se a vida é curta...

Não sei...
Não sei...

se a vida é curta
ou longa demais para nós.

Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que sacia,
amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo:
é o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela
não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira e pura...
enquanto durar. (Cora Coralina)
"Não sei porque todos me adoram, se ninguém entende minhas idéias."
(Albert Einstein)
" Grandes Almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres."
(ALBERT EINSTEIN)
"Não é triste mudar de idéias, triste é não ter idéias para mudar."
(Barão de Itararé)
" As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes." (Augusto Cury)

MENTES (Eleanor Roosevelt)

"Grandes Mentes falam de idéias. Mentes comuns falam de fatos.
Mentes medíocres falam de pessoas..."
(Pensamento de uma das mulheres mais influentes do século XX, prima
de Franklin Roosevelt, presidente americano, com quem se casou aos 19
anos)

domingo, 29 de agosto de 2010

Hoje sou assim...

Hoje sou assim:"Acho que sou feliz. Eu quero tudo o que tenho.
Só desejo o que posso.
E sou da minha idade.
Será isso a tal Felicidade?"
(Climério Ferreira)

Origem do meu BLOG!

Justificativa e Homenagem do Motivo da Criação do Meu Blog

Foi criado não apenas para formar seguidores, e sim para oportunizar ou contextualizar espaços culturais de informações próprias das épocas vividas. E na qualidade de Educadora, procuro também otimizar os significados da minha disciplina: A Biologia e a extrema importância dos valores humanos, tão escassos em nossa sociedade. Procuro usar como ferramenta virtual, o real do que ensino, e de como leio o mundo.
Em outras palavras, esse BLOG é um gerador de idéias formativas e informativas. Esse Blog é um multiplicador entre Conhecimento e Sabedoria; Cultura e Valores Humanos ou Formativos; Ciência e Transcendência; Religião e Metafísica, pois a Metafísica busca esclarecer como as pessoas entendem o mundo por meio do Espaço, Tempo, Causalidades e Possibilidades...; e por falar em possibilidades, esse Blog foi criado por uma pessoa muito especial, a qual sempre me proporcionou um toque criativo, na jornada da minha vida, desde o melhor tempo da vida: a infância.
Esse Blog foi um presente muito estimativo que recebí dessa pessoa, mas o premio maior mesmo, foi a condição que Deus a colocou em meu caminho...
Estou falando da minha prima Valéria Reani, que com toda certeza, transcendeu os laços consanguíneos, e os da amizade, pois ela é muito mais que uma prima irmã, ela é a saudade que sinto da minha infância, ela é a cultura viva e criativa, que desenhou meus pensamentos.
VALÉRIA lembra Valor, e nesse espaço quero expressar que essa prima vale muito mais que sua Titulação, que uma Recordação dos tempos de infância e de adolescente, enfim, essa prima é a rima da minha alegria e do meu sucesso, desde os velhos tempos do Palhaço Abacaxí, personagem que me ajudou a descobrir minha vocação, e isso devo a você de coração. Por isso querida Valéria, minha criadora desse espaço virtual, e minha pioneira seguidora, só tenho uma frase para resumir o seu estimado Amor e Valor: “Obrigada por você existir em minha vida, e ter feito parte da minha HISTÓRIA.”

Sofia Izabel , a Sofie Bel

ECOLOGIA E ECONOMIA

Ecologia e Economia

Infelizmente a ECOnomia domina a ECOlogia, por causa dos lucros, os quais custam um valor muito alto para a VIDA, sem falar da tecnologia que o homem utiliza para explorar o espaço sideral, e a mesma está se tornando um paradoxo, isto é, ao mesmo tempo que pode ser útil como ferramenta de pesquisas, também pode se transformar em lixo espacial, o qual poderá ficar gravitando em torno do eixo da terra.
Hoje em dia ouvimos muito na mídia a palavra Sustentabilidade para nosso planeta, enquanto nosso cosmos está começando a ficar Insustentável, com restos de satélites artificiais, lixo lunar, como equipamentos deixados por astronautas, fragmentos de ônibus espacial, podendo no futuro atrapalhar meios de comunicação como internet, celular, rádio, televisão, entre outros.
Toda ganância acaba desencadeando uma ânsia de projetos mal digeridos, isto é , sem equilíbrio no momento de planejá-los...
Quando o homem vai entender, que é a ECONOMIA que depende da ECOLOGIA, em ambos aspectos, isto é tanto como fontes de recursos para sobrevivência, e principalmente por meio de técnicas sustentáveis de manutenção e preservação...; mas lamentavelmente o homem moderno está preferindo usar a Economia apenas como buscas de recursos naturais renováveis e não renováveis...
Acredito que a Ecologia fará as pazes com a Economia, no dia que o homem perceber que a Ciência jamais deveria brigar com a Religião, uma vez, que ao meu ver, religião não é um conjunto de dogmas, e sim um valioso referencial de valores humanos, em prol à cidadania e qualidade de vida
Para finalizar, é importante lembrar que ambas têm algo incomum: pois na etimologia dessas palavras, se encontra o elemento ECO, do grego OIKOS: casa. Então quando vamos gritar para dentro do nosso EGO, que é a nossa casa íntima, o ECO da indignação diante da violência com a casa de todos???
Esse Eco precisa soar de dentro para fora, pois assim, quem sabe as pessoas se conscientizem, que de nada vale Conhecimento sem Sabedoria, porque de todas as Mercadorias que a natureza pode oferecer a humanidade, a única que realmente poderá sustentar não somente nosso planeta, como todo sistema solar, é a Sabedoria. Aliás, nossa natureza é mestra de exemplos notáveis, quanto a questão da SABEDORIA...
Segundo um dos livros de Rubem Alves, apenas ostras felizes, não produzem pérolas, então em pleno século XXI, estamos na era exata, para começarmos a produzir pérolas para o planeta, como resultado das agressões ambientais. Essas pérolas, que me refiro, são as atitudes sustentáveis. Chegou o momento da Terra sair do seu ostracismo, e mostrar ao homem, que diante de tantos impactos e desequilíbrios ambientais ocorridos em sucessivas gerações, sua imunidade resultará em questões práticas de sustentabilidade e novas formas de adaptação para as próximas gerações. Lembrando que ser vivo e ambiente é algo íntegro, e a principal justificativa que explica essa integridade, está na seguinte frase, que todos nós conhecemos: “Os fins justificam os meios, e os meios justificam os fins...”

Professora de Biologia: Sofia Izabel Rodrigues Bechara Aguiar

domingo, 27 de junho de 2010

Mensagens que devem sempre serem relidas...

"Minhas qualidades são conhecidas por poucos que convivem comigo, meus defeitos são apontados por muitos que nem ao menos me conhecem" (Roberto Marinho)
___________________________________________________________________________________
Vencer com ousadia ou perder com classe, porque o mundo pertence a quem se atreve!!!
A demasiada atenção que se dedica a observar os defeitos alheios faz com que se morra, sem ter tido tempo para conhecer os próprios defeitos.
Se você quer julgar alguém, calce os sapatos dele, percorra o caminho que ele passou e o julque se for capaz. (Léo Souza)
__________________________________________________________________________________
Comentário de Sofie Bel: Conviver é uma arte, as divergências fazem parte do show da vida, porque acredito que toda vitória sem desafios não merece glórias.
O crescimento biológico é limitado, porém o da essência é ilimitado; quero dizer, que estou descobrindo a intimidade de Deus com a idade, e com isso, minha própria e verdadeira identidade.(Postado por Sofie Bel- Professora Sofia Izabel)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pensamento de Isaac Newton, e minha opinião

Deus é capaz de criar partículas de matéria de diversos tamanhos e formas...e talvez de diferentes densidades e forças e, portanto, de variar as leis da natureza e fazer mundos de diversos tipos em várias partes do universo. Pelo menos não vejo contradição alguma em tudo isso." (Isaac Newton)

Respeito profundamente o pensamento de Isaac Newton, porque acredito que toda teoria científica, só tem sentido, quando unida à Metafísica.
Acredito que a sabedoria divina é a extensão da integração cintífica e filosófica, e é justamente por causa desse valor que cultivo e vivencio, que costumo unir Biologia e Poesia, Ciência e Transcendência...

Ciência e Consciência ...

CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA
MENSAGEM DA PROFESSORA DE BIOLOGIA


*A PRÓPRIA NATUREZA É MESTRA DE EXEMPLOS E VALORES TÃO ESQUECIDOS EM NOSSA SOCIEDADE. VEJA ALGUNS DELES:

*QUANDO UMA CÉLULA SE DIVIDE PARA REPRODUZIR SADIAMENTE, A FINALIDADE É SOMAR, E NÃO DIMINUIR. O MESMO ACONTECE CONOSCO, QUANDO NÓS DIVIDIMOS PARA REPARTIR COM O PRÓXIMO, ASSIM ESTAREMOS TAMBÉM AUMENTANDO GRADATIVAMENTE NOSSOS PONTOS NO BANCO DE DADOS DO UNIVERSO.

*AS ALGAS SÃO SERES MUITO SIMPLES COMPARADAS COM OS VEGETAIS DESENVOLVIDOS, PORÉM SÃO AS ALGAS MARINHAS QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIOR QUANTIDADE SE OXIGÊNIO ATMOSFÉRICO. ENTÃO FICA UMA PERGUNTA: ATÉ QUE PONTO ESSES SERES SÃO MENOS EVOLUÍDOS?

*MESMO OS GOLFINHOS PARECEM PEIXES, MAS SABEMOS QUE SÃO MAMÍFEROS. POR ISSO NÃO DEVEMOS JULGAR AS PESSOAS SIMPLESMENTE POR APARÊNCIAS, POIS CORREMOS O RISCO DE NOS DESCLASSIFICAR, CLASSIFICANDO...

*QUANDO OS SERES VIVOS MORREM, DEVOLVEM PARA A NATUREZA O QUE A MESMA OFERECEU DURANTE A VIDA TODA ATRAVÉS DOS ALIMENTOS, ENTÃO PARA QUÊ BRIGAR OU VIOLENTAR O CICLO HARMONIOSO DA VIDA?

*NOSSO ORGANISMO PODE SER COMPARADO COM O PLANETA TERRA, POIS GRANDE PARTE DO NOSSO CORPO, É CONSTITUÍDO POR ÁGUA, ASSIM COMO A FORMAÇÃO DA TERRA.



*COM O TRANSCORRER DOS ANOS, NOSSO ORGANISMO, ASSIM COMO A TERRA SOFRE TRANSFORMAÇÕES, RELACIONADAS COM O TEMPO ...

VIU COMO É POSSÍVEL UNIR A RAZÃO COM A EMOÇÃO;
A CIÊNCIA COM A CONSCIÊNCIA;
O CORPO COM A ALMA;
DEUS COM O CONHECIMENTO;
A PESQUISA COM A ÉTICA;
A NATUREZA COM O PROGRESSO? ENFIM TUDO ISSO AINDA SÃO DESAFIOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, E CABE A GLOBALIZAÇÃO SUPERAR ESSES E TANTOS MAIS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO, PARA VIVERMOS COM MAIS HARMONIA E EQUILÍBRIO DIANTE DE TANTOS IMPASSES, QUE TORNAM NOSSOS PASSOS SEM RÍTMO DIANTE DO PÍQUE EXAGERADO CAPITALISTA, MATERIALISTA E CONSUMISTA, O QUAL ACABA ATINGINDO NOSSO AMBIENTE, E POR FIM A NÓS MESMOS... ATÉ QUANDO?
SER INTELIGENTE É SER OBEDIENTE AO MEIO AMBIENTE: VOCÊ JÁ PENSOU NISSO?


PROFESSORA : SOFIA IZABEL RODRIGUES BECHARA AGUIAR
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ESCOLA ESTADUAL PASTOR JACONIAS LEITE DA

Mensagens de alerta : Meio Ambiente

Frases da Professora Sofia Izabel
“A Biodiversidade vegetal e animal é o nome da verdadeira riqueza que encanta a beleza da natureza.” Pois o que adianta o homem ter dinheiro, se um dia não houver o que comprar para comer ?
Você já pensou nisso?


“A Cadeia Alimentar é livre quando existe harmonia entre Presa e Predador, logo quando ocorre desequilíbrio ecológico, acontece a desarmonia com a vida, e assim corremos o risco de vivenciarmos Dor e Prisão na cadeia da sobrevivência, que é a lei da natureza: luta balanceada e constante pela vida. Não altere as leis naturais, salve a natureza.”


“ O Ambiente é muito mais que metade, pois transcende nosso espaço físico; só dizemos meio, porque não podemos ocupar ao mesmo tempo o espaço integral do todo, porém ambiente é 100% tudo para a vida. Portanto, o homem precisa urgentemente entender, que quanto mais ele explorar o ambiente por causa do capitalismo, mais fatalismo acontecerá no futuro.”


“Quem ama o ambiente é consciente, e não mente, não engana;
Quem preserva o ambiente, reserva a vida para as próximas gerações. Então o que você está esperando? Seja logo competente para desenvolver o respeito e a amabilidade ao planeta,e não cometa enganos para não corrermos o risco de vivermos mentiras, as quais poderão se tornar verdades sem piedade para com a vida.”
Lembre-se: As transformações são habilidades da realidade cientifica
Professora : Sofia Izabel ( E.E Pastor Jaconias Silva Leite; Guarujá/SP)
“Vamos multiplicar a limpeza para conservar a riqueza biológica do Mangue.”


“O Mangue é o berço do mar, e o mar é o berço da vida.”


“Ambiente e Saúde é o casal perfeito para a sua qualidade de vida.” Você não acha?


“Não permita a separação do Ambiente com a Saúde, se não a vida vai também separar-se de você...”


“ A Mãe Terra é a benção de todos os seres vivos. Estamos em constantes fases de gestação, no período em que permanecermos nela. Não permita que a extinção das espécies, inclusive do homem, represente o aborto da terra, para que o universo não fique em desacordo com a vida.”


Sustentabilidade é a possibilidade de prolongar a idade do planeta...

NOSSA META É ESTAR ECOLÓGICAMENTE EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA..

VERDE É VIDA, VERDE É NUTRIÇÃO

Analogia entre as disciplinas escolares e o significado da paalvra MÃE

Analogia entre as Disciplinas da Escola Estadual Pastor Jaconias, e a Sublimidade do significado “Mãe” por ser nossa 1ª Professora, e a nossa Escola, ser a extensão do lar

A Mãe é como a união das disciplinas que aprendemos na escola.
É a Geografia porque nos ensina os caminhos...
A História por nos ajudar a sobreviver, e um dia poder contar nossa própria história;
A Matemática devido nos ensinar a medida de tudo para o equilíbrio;
É a Língua Portuguesa por ter nos ensinado as primeiras palavras ;
A Arte por nos educar para à vida;
A Biologia por nos transformar em seres humanos;
A Química porque trabalha com as misturas culinárias;
A Física comparada a Força, a Energia e a Luz que toda Mãe representa para o lar;
Mãe lembra também Atividade Física, pois todo dia, é sempre o dia do desafio para ela; Texto
A Sociologia e a Filosofia porque nos ensinam a conviver em grupos, por isso, Mãe é a própria Lei da Vida, é rumo de felicidade, e de amor sem fim.
Mãe é eternidade, é laço encantado e entrelaçado com os dons da Psicologia de Deus, portanto Mãe é Amor em forma de Matéria, e entre tantos sinônimos que a Mãe expressa, podemos concluir que todos formam o resumo da palavra DISCIPLINA...



Pensamento de Reflexão sobre nossas Origens; Homenagem às Mães:

Aprendemos com as aulas de Biologia, que resultamos da união de duas células, mas é apenas o corpo da Mãe que tem o poder de transformá-las em um ser pluricelular, e portanto visível. Logo, Mãe é agente transformador de construção do Corpo e da Alma. Tudo isso, porque mãe é aquele ser sublimado que consegue fazer Mágica com a VIDA...


Escola Estadual Pastor Jaconias Leite da Silva (Guarujá)
Professora: Sofia Izabel Rodrigues Bechara/ano:2008

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Rap da BIOLOGIA: Professora Sofia

1. O RAP DA BIOLOGIA
Agora chegou a hora de biologar e bioelogiar, para aprofundar o vocabulário da vida, então vamos lá...
A célula humana é muito interessante, porque só de aprender é muito excitante...
Você sabe o que existe nela? Só podem ser, as organelas...
Mas antes ,tem uma parte, que eu não posso esquecer, para não desmerecer...
Sabe qual é? É onde fica a jóia da célula, que rima com libélula...
Estou falando do núcleo, tá ligado? Pois ele liga a transmissão da vida...
Tudo isso, por causa dos genes, que constituem a molécula de DNA, assim como um grande colar de pérolas...
E fique também sabendo, que foi graças a formação da Membrana Plasmática que tudo começou, então presta atenção no que a Professora falou:
O Complexo Golgiense além de armazenar secreções, auxilia as fecundações com enzimas, as rimas ou primas da vida...
É isso aí my brother, e é por isso, que você e eu estamos aqui. Não é piração, é reprodução...
Então se liga ,para desvendar o mundo celular...
Um mundo de palavras diferentes, que fazem toda a diferença: A mágica da VIDA...
Retículos, Ribossomos, Lisossomos...; enfim, tudo isso para resumir e dizer o que somos...
E se você é um gênio, você sabe porque precisamos de Oxigênio?
Para queimar carboidratos, e liberar energia com muita alegria.
E a mitocôndria não é mito não, é mesmo respiração celular, para a vida realizar...
Já os cloroplastos, presentes em células vegetais, armazenam a clorofila, pigmento que orienta a fila da cadeia alimentar, que inicia com a fotossíntese, prossegue com a respiração, e continua com a decomposição...
E com essa produção de energia, a teia da vida vai se formando continuamente com muita harmonia...
E vai por aí, os Cromossomos também não mentem o que Somos...
Somos um monte de células eucariontes
Pois os cromossomos estão muito envolvidos por ela, e diante de tantos segredos da célula, fica aqui uma pergunta: Você sabe, qual é a única célula do seu corpo que não tem núcleo, portanto sem a jóia da vida?
Lembre-se que embora essas células não tenham o colar de pérolas, (DNA com suas contas de genes), são capazes de correr o tempo todo em seu organismo, para enriquecer você de vida...
E aí? Descobriu que estou falando dos nossos glóbulos vermelhos, também chamados de hemáceas?
Então parabéns para seus neurônios, que acertaram a conexão entre as sinapses, pois são as células da inteligência, que sempre estarão em evidência ,para buscas de nova ciência, aumentando a crença na pesquisa e no Estudo, que é o Escudo de Deus...
Tudo em Biologia, gira em torno da molécula até célula, por isso, que a beleza da natureza contextualiza com Ecossistema...
Não esqueça jamais: “É evidente que pessoa inteligente gosta de gente, demais seres vivos e meio ambiente, e é por essa causa que estudamos, para nos tornarmos mais humanos.
Porque acredito ser essa a Causa e o Efeito da Vida...
Texto de Autoria da Professora Sofia Izabel Rodrigues Bechara Aguiar
Escola Estadual Pastor Jaconias Leite da Silva/Guarujá-SP
OBS: Elaborei esse texto, com a finalidade de otimizar e facilitar a aprendizagem sobre CITOLOGIA (o estudo da célula), porque também acredito que uma das melhores formas de incorporar o conhecimento, é materializar a Teoria, que reúne as informações, por meios de projetos, práticas educativas e principalmente atitudes sustentáveis, diante das transformações e mudanças climáticas dos tempos atuais. Por isso, na qualidade de professora, tenho como missão o dever não só de ensinar, como também de me tornar uma eterna aprendiz, diante da beleza e do fascínio da pesquisa. Sinto-me comprometida com o amor que sinto em relação aos estudos envolvidos com as Ciências da natureza, e em especial a rainha delas: A BIOLOGIA. A disciplina que me torna discípula do mundo da pesquisa e dos mistérios transcendentais...
Meus alunos, do ensino médio gravaram um CD, em estilo RAP, com outra letra, de autoria deles, e ajuda por minha parte também sobre o estudo da célula. Logo publicarei...; Toda publicação do meus eventos profissionais , são publicados, com a finalidade de compartilhar cultura para pessoas que gostam de pesquisas, como professores, estudantes , entre outros.
Minha Mensagem: Somos como o Universo, só crescemos e nos tornamos estrelas, quando expandimos nossos Conhecimentos...
Direitos Autorais: Não copie, sem divulgar a autoria/Lei nº.9610/98. Violá-los é crime estabelecido pelo artigo 184 do código penal brasileiro

domingo, 16 de maio de 2010

SONHOS...

SONHOS

Todo sonho é encantado, e todo encanto é sonhado...
Digo isso, porque com o nosso poder de crer, conseguimos créditos para realizarmos nossos ideais. Jamais devemos desistir de um Sonho, ou deixar de sonhar...
SONHAR é acreditar no sol do amanhã...
SONHAR é saber que existem possibilidades...
SONHAR é transformar...
SONHAR é ser Líder de suas próprias ações e pensamentos...
SONHAR é ser o Titular de suas atitudes...
SONHAR é amar...
SONHAR é transcender para acender a luz, que existe em você...
SONHAR é sentir a presença de DEUS...
SONHAR É SE ETERNIZAR, É SER IMORTAL...
SONHAR é sentir-se sempre jovem, independente da idade ou da aparência, ou seja, é estar renovando e inovando contínuamente os mistérios da mente...
SONHAR é dormir acordado;
SONHAR é permanecer com os olhos fechados, porém sempre abertos no coração...
SONHAR é estar acordado dormindo, e é também estar dormindo, acordado.
SABE POR QUÊ??? Porque Somos emanados do CRIADOR, Somos apenas existências da grande ESSÊNCIA. Todo SONHO é a ilusão de uma canção chamada VIDA, e essa canção só consegue sintonia, ritmo, vibração e melodia, quando você descobre a importância de saber viver, pois quando você vivência a vida, percebe que a ilusão pode ser transformada em sonho real, e o encanto desencanta-se em momentos mágicos do constante desafio de se tornar um APRENDIZ FELIZ, simplesmente pôr SER e ESTAR vivo...
Lembre-se: DEUS é a CAUSA, O PENSADOR, A UNIDADE e nós os causados, seus pensamentos, a multiplicidade. Logo, se somos pensamentos de DEUS, NOSSOS SONHOS SÃO EXTENSÕES DIVINAS.
Cada um de nós, somos projetos do CRIADOR; e sendo ELE, o AUTOR da VIDA, por quê deixarmos de sonhar???

FELIZ SONHO EM 2010(Profª. Sofia Izabel Rodrigues Bechara Aguiar)
SEJA DEZ EM 2010!

sábado, 15 de maio de 2010

Educar:texto de Rubem Alves

EDUCAR!! (Rubem Alves) Texto maravilhoso de RUBEM ALVES/ VALE MUITO A PENA PUBLICÁ-LO PARA OS LEITORES E SEGUIDORES DO MEU BLOG

É mostrar a vida a quem ainda não a viu.
O Educador diz: “Veja”, e ao falar, aponta.
O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...;e ficando mais rico interiomente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria, que é a razão pela qual vivemos...
Já lí muitos livros sobre Psicologia, Sociologia e Filosofia da Educação, mas por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à Educação do olhar ou a importância do olhar na Educação, em qualquer deles.
A primeira tarefa da Educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...
Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.
A Educação se divide em duas partes:
Educação das Habilidades e Educação das Sensibilidades...
“SEM A EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES, TODAS AS HABILIDADES SÃO TOLAS E SEM SENTIDO...”
Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver...
Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento; a capacidade de se assombrar diante do banal. Para as crianças tudo é espantoso:
UM OVO, UMA MINHOCA, UMA CONCHA DE CARAMUJO, O VÔO DOS URUBUS, OS PULOS DOS GAFANHOTOS, UMA PIPA NO CÉU, UM PIÃO NA TERRA...; Coisas que os eruditos não vêem.
Na escola eu aprendí complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos- mas esquecí. “Nenhum Professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore...; ou para o curioso das simetrias das folhas. Parece que naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras do que com a realidade para a qual elas apontam.”
As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos. As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor..., por isso é que aprendemos palavras para melhorar os olhos...
Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.
São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida. Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir, e não se torna como criança jamais será sábio...____________________________________________________________
Biografia de Rubem Alves:
Nasceu em Minas Gerais –Boa Esperança, em 15/09/1933
Mestre em Teologia, Dr em Filosofia, Psicanalista e Professor emérito da UNICAMP, Poeta. Tem 3 filhos e 5 netas.

*Ama a simplicidade.
*Ama a ociosidade criativa.
*Ama a vida, a beleza e a poesia.
*Ama as coisas que dão alegria.
*Ama a natureza e a reverência pela vida.
*Ama os mistérios.
*Ama a Educação, como fonte de esperança e transformação.
*Ama todas as pessoas, mas tem um carinho muito especial pelos alunos e professores.
*Ama DEUS, mas tem sérios problemas com o que as pessoas pensam e/ou dizem a seu respeito.
*Ama as crianças e os filósofos-ambos têm algo em comum: fazer perguntas.


AMA, AMA, AMA, AMA ...

As crianças não têm idéias religiosas, mas têm experiências místicas.
Experiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza

Projeto: Vida é meio ambiente!!

Projeto da professora Sofia Izabel (Texto editado da professora)

Pensar positivo é ser Ativo...
Lembra Somar, Multiplicar, Incluir...
Somar é Acrescentar;
Multiplicar é Amar;
Incluir é Seduzir, Evoluir...
O importante mesmo, é perceber que o sinal positivo representa uma Cruz, a qual leva à Luz, portanto pensar, falar e agir Positivamente é muito conveniente para ser sempre inteligente com o Criador da Vida em nossa Mente...
Ser apaixonante é marcante...
Digo isso, porque DEUS se reflete na Matemática, na Biologia, na Geografia, na Física, na mãe das Ciências, que é a Filosofia; enfim, é um presente estudar, pesquisar, porque ELE está presente em cada Disciplina. Disciplina já lembra discípulos...
Pesquisar é buscar, organizar, disciplinar, o que já existe em nosso ser, que é o princípio da evolução que cada coração aspira para a redenção e ascenção.
Projeto do grupo: Informar para transformar..
O que significa isso? Otimizar a leitura de mundo dos alunos e comunidade do bairro, para agirmos como agentes multiplicadores em defesa ao meio ambiente. Logo esse projeto de pesquisa não termina com essa apresentação, pois a pesquisa é demonstração contínua de conscientização em conservar e preservar o que nos oferece alimento, ar e portanto vida, que é nosso tão falado Meio Ambiente.
Queremos antes de comentar sobre a importância da Reciclagem, Redução e Reutilização dos materiais, como: papel, plástico entre outros, priorizar para melhorarmos pelo menos a qualidade de vida aqui em nosso bairro, PEREQUÊ tão procurado por turistas, devido a fama dos diversos pescados em nossa região, que poderá quem sabe um dia, servir de exemplo na cidade do Guarujá, pois todos sabemos sobre a importância do nosso Mangue para a biodiversidade e o seu significado, como o berço ou maternidade do mar, local bem provável da origem da vida, segundo estudos sobre evolução...
Nossa escola será nosso principal referencial com a ajuda de Deus, professores, funcionários, alunos e comunidade para engajarmos nesse projeo contínuo e dinâmico, pois vida é sinônimo de Dinamismo, Movimento, Ação; e VOCÊ nosso convidado, com certeza é o principal personagem do nosso Grande Evento, que é a Semana do Conhecimento, nossa principal e única herança, que levaremos para a eternidade, pois nosso conhecimento é uma riqueza, que ninguém consegue nos deserdar...

( FEIRA DE CIÊNCIAS PROFESSORA SOFIA I)




Nuncα deixe que a sαudαde do passado
e o medo do futuro estraguem a beleza
de hoje, pois há dias que valem um
momento, e há momentos que valem por
toda a vida! (autor desconhecido)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MÃE: SINÔNIMO DE LINGUAGEM NÃO VERBAL...

Mãe, no dia de hoje, como não tenho palavras para expressar, o muito que você significa em minha vida, quero te presentear com uma mensagem especial, fazer você pensar e refletir sobre o que acontece no universo das mães...
Quer saber o que é??
Simplesmente estou falando da linguagem do corpo, porque foi essa que você me ensinou desde os primeiros dias da minha vida, através da amamentação, que foi uma das formas de me alimentar muito além do físico, pois é um ato de amor, uma verdadeira dedicação...
Lembra também dos chutes que eu te dava na barriga? Enfim, sempre nos comunicamos muito antes de nos conhecer, por meio da linguagem corporal, pois você me nutria com o seu sangue, e eu podia sentir todos seus sentimentos, como: alegria, cansaço, sono, ansiedade, ânimo..; porque aprendi com você que antes das palavras, o amor já reinava...
Você também me ensinou que:
O corpo fala antes, durante e depois que a boca cala, sentado ou deitado, andando ou parado, o corpo não calado, anuncia e denuncia o que somos e pensamos.
Estou ainda aprendendo, que todo corpo tem a sua comunicação, e pode ser feita bem ou mal, estar em evidência, ou escondida nas entrelinhas da linguagem não-verbal. Como agora, minha querida mãezinha:
Meu rosto, numa linguagem original, anuncia:
“De tanto tentar dizer que te amo, meus olhos deram de falar, só falta você ouvir...”
E assim por dizer, o que não pode ser ouvido, apenas visto, descobrí que o sorriso é a línguagem universal, e que dispensa traduções, pois já envolve seduções...
E para as Mães do coração, e não do útero; as mães que adotam; quero lembrar, que embora não houvesse a fase da comunicação do corpo com o filho durante a sua formação biológica, com toda certeza, houve outro tipo de comunicação, a qual ultrapassa os limites da Ciência, que é a expressão da intuição do coração...; E isso só pode ser, outra forma de linguagem do Criador, e que poucos têm o Dom de sentir ... Por isso minha homenagem é te fazer feliz, com a minha vida, ou seja , com o objetivo de vencer, caminhando por meio das sua orientações. Obrigada por me dar o seu coração e me tornar um cidadão...

Professora Sofia Izabel Rodrigues Bechara Aguiar ( Minha homenagem para todas as mães, até mesmo aquelas que embora não tenham esse título, ainda assim exercem esse lindo papel de alguma forma, nessas jornadas da Vida...)

ANIVERSARIAR:SEU REVEILLON...

ANIVERSARIAR É VIAJAR OUTRA VEZ...; Não é o Reveillon de todos, é o seu Reveillon...

Aniversariar é o mesmo que se deliciar com as aventuras da vida. Nossa existência é a nossa essência, que se torna a cada ano, o mais profundo âmago do nosso ser. Nosso ser que é lapidado com os caminhos e desafios dessa viagem chamada Vida.
A cada aniversário, é uma nova viagem. Portanto somos meros viajantes e amantes desse mistério que é viver...
Idade lembra Felicidade, e Felicidade é a constante busca da Maturidade do coração, pois quando ficamos maduros com a razão, e imaturos com o coração, as emoções resultam em vazios. E esses vazios preenchem nosso ser com buscas...; das quais resumem os desafios, os obstáculos, e a superação...
Agradeço ao Senhor, a oportunidade dessa nova idade em busca da constante e infinita felicidade. Estou completando o número completo da minha espécie. O número mágico que traduz as características humanas, e portanto daqui para frente, preciso pensar e agir com menos ansiedade, permitindo-me mais e proibindo-me menos, sem medo de errar para me tornar mais feliz e mais humana, superando-me, vencendo-me e tentando ultrapassar meus limites, defeitos...; para que meus feitos nesta vida sejam transcendentes, transparentes... Quero respeitar esse número, o qual representa o cálculo do AUTOR da vida para o AMOR que perpetua minha espécie. O amor realmente justifica todas as poesias, toda beleza da natureza, e até mesmo da dor, não é a toa que CRIADOR rima com dor, que nos faz crescer...
O Amor é perfeito diante de tanta imperfeição. Enfim o Amor é dez, pois a soma dos dois algarismos dos cromossomos presentes em nossas células, resulta no valor dez, porque guardamos em cada uma delas, esse número mágico que é 46, sendo sua metade inserida apenas nas células do amor que resultam as demais. E você deve estar pensando, quais são as células do Amor? É lógico que são as células reprodutoras ou gametas, já para recordar cometas do Universo; pois nosso corpo também não deixa de ser um Universo.
Essa é a idade que representa o que somos, para lembrar como somos, com os cromossomos que guardam bens inestimáveis chamados gens. E só pode ser um gênio o autor dos genes, da criação do Universo...
Por isso, agradeço novamente e continuamente a esse Arquiteto e Inventor ,por iluminar e sublimar minha viagem chamada vida. A cada chegada de uma nova idade, sinto uma estrela reluzente em minha mente, brilhando em meu subconsciente e refletindo no ambiente do meu consciente, o foco dos meus pensamentos e sentimentos mais radiantes, transformando dessa forma ,meus sonhos ilusórios em sonhos reais. E é assim que descubro a cada viagem, com a passagem aniversariar, a força mental em que posso tudo,desvendando o grande segredo que supera o medo de ser feliz, porque descobrí também ,que cada aniversário,representa uma nova chance que Deus nos dá, para irradiarmos a luz dessa estrela recordando nosso Natal, e sempre lembrando, que o Ano Novo individual nasce junto com a idade vindoura, por isso, nunca se permita deixar de SONHAR, de expandir-se, assim como nosso misterioso Universo comparado a uma bela poesia escrita por DEUS formada por infinitos versos...
Nunca acorde dos seus sonhos, caso contrário você dormirá para a vida...

Professora:Sofia Izabel Rodrigues Bechara Aguiar

CORRER RISCOS...

CORRER RISCOS: Rir é correr risco de parecer tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Estender a mão é correr o risco de se envolver. Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu. Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas. Amar é correr o risco de não ser correspondido. Viver é correr o risco de morrer. Confiar é correr o risco de se decepcionar. Tentar é correr o risco de fracassar. Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada. Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem. Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade. Somente a pessoa que corre riscos é livre! Autor: Filósofo Sêneca ...
Eu, Sofia Izabel, conhecida nesse Blog como Sofie Bel, fiquei maravilhada, quando li esse texto tão real, verdadeiro e de um exemplo impar, em relação aos mistérios dessa viagem chamada VIDA...

A Religião e a Fé

A RELIGIÃO E A FÉ
A Religião é diferente da fé. A religião diz que Deus existe.A Fé diz que Deus é
A Religião tem limites, a Fé transcende os limites...
A Religião cria, a Fé flui.
A Religião liga você a Deus, a Fé transforma você em Deus, pois quem sintoniza-se com o Divino, vive em plenitude.
A Religião ensina a esperar, a Fé ensina a transformar para amar.
A Religião é o aspecto visível, a dimensão material, a Fé é o aspecto invisível, a dimensão espiritual.
Religião é a existência do Criador e Fé é a Sua evidência...
Religião é expressão.
Fé é manifestação.
Religião é teoria, conjunto de textos.
Fé é contextualização da teoria.
Religião é unidade.
Fé é o conjunto dessa unidade.
Religião é ação com tradições.
Fé é vibração com emoções.
Religião é pesquisa.
Fé é descoberta.
Religião é conhecimento.
Fé é sabedoria.
Religião é sinônimo de união.
Fé de comunhão.
Religião é correção.
Fé é projeção.
Religião é Luz.
Fé é iluminação, ou seja, é o brilho e o reflexo da Luz.
A Religião estuda o passado para entender o presente .
A Fé estuda o presente para melhorar o futuro.
Religião simboliza a História distante...
Fé simboliza a aproximação da História...
Religião é vida.
Fé é a vivência da vida.
Religião é força.
Fé é energia.
A Religião demonstra através das diferenças, a intersecção das semelhanças, enquanto a Fé demonstra através das igualdades, a intersecção das diferenças, que fazem de alguma forma ,a diferença no mundo.
Religião é cultura local; Fé é cultura universal.
Religião é evolução; Fé é sublimação.
Religião é objetivo; Fé é subjetivo.
Religião ensina a aprender; Fé aprende a ensinar.
Enfim, religião resume-se em caminhos diferentes, Fé em caminhos alternativos,
porque religião é o sonho da realidade, e fé a realidade do sonho...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

QUEM SOU? APENAS UMA INVESTIGADORA DE MIM MESMA E DA VIDA...




Todos nós buscamos algo na vida, algo em diferentes aspectos...
Tenho muitas buscas, porém a principal que me anima para viver, é o meu auto conhecimento, para depois completar com os demais. O meu maior desafio, é vencer meus bloqueios, para estar conhecendo de verdade a pessoa que sou...
Penso que sou como o Universo, porque procuro expandir meus conhecimentos para nunca deixar de ser jovial, pois só envelhece quem não se atualiza...
Sou Bióloga, investigadora da vida, e percebo que quanto mais estudo e pesquiso, mais minha indignação aumenta em relação a beleza do saber, porque o estudo da vida exige e merece muito nosso respeito...
A vida precisa e deve ser contemplada sempre, porque acredito que é o maior projeto do Autor da criação. Darwin que me desculpe, mas penso e acredito que o evolucionismo não teria sentido, sem o criacionismo, por isso minha filosofia é integrar Ciência e Transcendência, Cultura e Fé, Informação e Conhecimento, Teoria e Prática, Pesquisa e Descoberta, União e Comunhão, Força e Energia, Inteligência e Sabedoria, Ilusão e Verdade, enfim, investir em saber, é cultivar a jovialidade na espiritualidade... Sou educadora, e segundo Paulo Freire, todo educador educa a dor, para atingir a lei do amor.
Aqui é um espaço para expandirmos como o Universo, e juntos nos tornarmos estrelas mais reluzentes e atraentes ...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O CULTIVO DO PENSAMENTO

O CULTIVO DO PENSAMENTO
Por Sofie Bel



Sua mente é como uma semente.

O fertilizante é o seu pensamento.

Logo sua mente para germinar e tornar-se saudável, deverá cultivar pensamentos positivos, ou seja, otimistas, e assim transformar cada célula do seu corpo numa colheita feliz, onde o beneficiado será exclusivamente você mesmo, por meio de bons fluídos e de energias saudáveis.


Portanto você tem obrigação de ser, viver e estar feliz, pois felicidade é o nome da cidade, onde mora o nosso maior presente: A Saúde.

Percebeu como a solução está no seu coração?

Percebeu como Juventude ou Plenitude é um estado de espírito?

Percebeu como a fé e a paz de espírito são banquetes da alma?

Enfim, pensamentos agradáveis sublimam nossa alma, que clama por calma...

O amor acalma; a paixão agita;

O amor é o calor interior; a paixão é o calor biológico, quero dizer hormonal, que transcende o normal...

O Amor representa a chama do coração, que palpita e nos chama continuamente a buscar nosso crescimento íntimo, individual, porém necessário para se desenvolver em meio coletivo, que é o desafio da convivência, a qual trará essência, se nós aprendermos a driblar com os obstáculos, e com pessoas muito diferentes de nós.

Você já percebeu leitor, que é por meio de algum obstáculo ou dificuldade que vamos sublimando? Então nunca desista de sonhar, nunca desista de ser feliz. Sabe por quê?

Porque a felicidade já mora em seu interior, só está implícita, e depende só de você para a mesma tornar-se explícita, pois sem sua existência, não existiria felicidade, alegria, ânimo, tristeza, desânimo..., e é por isso que a escolha depende de nós. Você alguma vez, já pensou nisso?

Cultive bons pensamentos, e todo ambiente do seu corpo lhe agradecerá, pois o corpo fala muito mais do que podemos imaginar...
 
Autora Sofie Bel
Professora Sofia Izabel